-
Arquitetos: Krft
- Área: 647 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Christian van der Kooy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Scarwafa (um acrônimo do nome dos seis proprietários) é um projeto de cohousing em pequena escala, no qual três jovens famílias se uniram e compraram três terrenos vizinhos na área de Buiksloterham em Amsterdã, num período de crise financeira. Ao ter um baixo orçamento optou-se por materiais simples, sem esquecer os conceitos chaves de coletividade e simplicidade. Ao desensvolver uma linguagem arquitetônica coerente e coletiva, as metas propostas foram atingidas, foram construídas três casas individuais, cada uma com uma especialidade diferente que satisfaz as necessidades de seus proprietários.
Durante a construção, optou-se por despir o prédio tradicional e omitir as habituais camadas adicionadas às "necessidades básicas": construção transformada em estética. Os pisos estão inacabados em cima e em baixo. Para este propósito, um piso combinado de madeira e concreto foi projetado em conjunto com o construtor, no qual uma camada tradicional de vigas de madeira atuou como uma fôrma perdida para um piso de concreto realizado in situ, estruturalmente acoplado a pregos diagonais. Isto foi feito pelos próprios carpinteiros, sem subcontratantes.
A coletividade não foi encontrada apenas em um sistema comum de construção, mas também na fachada. As casas têm os mesmos detalhes da fachada, mas uma materialização individual. As três fachadas são conectadas novamente pela "super varanda". Uma estrutura de aço - uma abstração da fachada de uma típica casa tradicional holandesa frente ao canal - serve para diferentes interpretações: varandas, persianas, áreas verdes, painéis solares, varal. Com este elemento que contém as três casas individuais, se configura um projeto coerente.